26 junho 2006

Google Earth - Planeta Terreste

O Serviço "Google Earth" é conhecido por todos, de nome, mas muitos cibernautas ainda não o utilizaram. E é pena, pois este serviço permite-nos viajar por todo o planeta terreste através de excelentes imagens de satélite. Podemos conhecer Lisboa, sobrevoar Minde, dar um salto até à Torre Eiffel em Paris, o Grand Canyon na América, etc, etc... até onde a imaginação nos levar.
Para que possamos desfrutar de tudo isto só temos de aceder ao Google Earth em http://earth.google.com e proceder ao download (Get Google Earth - Free Version) para o nosso computador de um pequeno programa (11MB), e seguir as instruções. É fácil e seguro. Convém ter uma ligação à internet tipo ADSL.



Logo que o instalamos e executamos pela primeira vez damos início a uma viagem que iremos repetir durante dias, semanas, meses... É fascinante como o mundo fica à distância de um click.

Algumas Dicas:
- No campo "Fly to" podemos escrever o nome da cidade ou país que desejamos ver, por exemplo "Lisbon". Logo que fazemos o click no botão de pesquisa vemos a Terra a mover-se a aproximar-se de "Portugal", depois "Lisboa", e a imagem de alta definição que quase podemos ver o leão da estátua do Marquês de Pombal.
- Utilizando o deslocamento de "zoom" podemos aproximar ou distanciar, mover a imagem para o local que nós queremos, rodar, inclinar o plano, ver as ruas e até marcar locais com anotações.
- Para planear uma viagem, podemos ver todo o percurso, estradas, locais com links para a net, etc.
- Por fim, uma dica "obrigatória". Carregue na tecla "F10", ou abra o menu "View" e seleccione "play Tour"... Será levado numa viagem à volta da Terra, visitando os pontos mais importantes ou interessantes dos vários continentes.
Soberbo !!! Instale já agora o Google Earth e ficará fascinado com o que se pode fazer na internet.

1 comentário:

Anónimo disse...

Intalei e é impecável. Já tinha ouvido falar mas não sabia que era tão bom. Estou viciado.