02 julho 2006

Firewall - Segurança na Net

Navegar na internet sem as devidas protecções é uma indeligência e um perigo que nos pode sair muito caro.
Existem três tipos de programas que qualquer cibernauta deve instalar no seu PC : um anti-vírus, um anti-spyware e uma firewall.

É sobre esta última que iremos falar neste artigo.
Uma Firewall é um programa que bloqueia as diversas portas do nosso computador e nos protege de "hackers" (piratas) evitando que estes tenham acesso aos conteúdos, instalando programas maliciosos que extraiam informação ou danifiquem o nosso sistema. Todo o tráfego de informação entre o seu computador e a internet terá de ser autorizado por si. Após a instalação de uma firewall, a mesma terá de ser configurada de modo a você defenir quais os programas que podem aceder á internet.
O próprio Windows já traz uma firewall, mas a mesma é muito vulnerável.
Tal como os anti-vírus, terá de ser actualizada regularmente, e existem várias soluções comerciais pagas (Norton, Symantec, Panda, etc.) dedicadas a proteger as nossas máquinas.
Mas também existem alguns programas gratuitos que fazem o mesmo serviço.
Aqui deixamos três boas soluções que poderá recolher nos respectivos sites e utilizar gratuitamente :

SunBelt / Kerio
SunBelt / Kerio
www.sunbelt-software.com/Kerio.cfm
A Kerio acabou com as borlas, mas com a marca "SunBelt" continuamos a poder instalar e utilizar a versão "Personal Firewall" da Kerio gratuitamente. A versão que recolhemos é idêntica à comercial, mas decorridos os 30 dias de experimentação passa a funcionar com uma configuração gratuita, mas limitada em relação à versão comercial, cujas diferenças estão bem divulgadas na página do site.

NetVeda Safety Net
NetVeda Safety Net
www.netveda.com/consumer/safetynet.htm
É um nome pouco conhecido, mas esta firewall tem recebido enormes elogios nos últimos tempos, sendo considerada por muitos como a melhor solução gratuita para uso pessoal.
É uma firewall completa, e, para além da protecção de dados, possui também funções de protecção de conteúdos, permitindo-nos defender os mais novos de "outros males" da internet. A experimentar ...

ZoneAlarm
ZoneAlarme
www.zonelabs.com/store/content/company/products/znalm/freeDownload2.jsp
Foi uma das primeiras soluções firewall e uma das mais populares. Com o aparecimento de outras soluções a sua populariedade diminuiu, tendo agora voltado ao topo das preferências. A "ZoneAlarme", mesmo na versão gratuita, é uma das melhores e mais fáceis soluções firewall que podemos instalar.

Sem comentários: