Os CTT, no cumprimento do "Plano Tecnológico", lançaram um inovador serviço de correio, cujo principal objectivo parece ser um passo "largo" para a "extinção" da profissão "carteiro": o princípio do fim do correio tradicional entregue de porta-a-porta.
Não se trata de nenhuma "conta de e-mail", trata-se de uma verdadeira "caixa de correio", mas correio em formato electrónico (documentos), a que acedemos com uma "chave", e naturalmente que se trata de uma "chave electrónica", ou "código de acesso".
Em suma, não se pense que é algo do género do "GMail", uma "conta de correio electrónico para toda a vida", pois não podemos dar a nossa conta do "ViaCTT" aos amigos (por enquanto, e segundo sabemos), já que só nos poderão enviar correio por esta forma as empresas que aceitarmos (ou façam parte do "grupo" dos CTT).
Enfim, o melhor é começar por aceder à respectiva página na Web:
http://www.viactt.pt/
Antes de mais, é aconselhável (vivamente aconselhável) que leia todas as páginas informativas, fazendo um clique em "Particulares" (ou "Empresas", sendo o caso). Leia também os "Termos e Condições", fazendo um clique no link do canto inferior direito da página principal, pois aqui tem todos os termos do contrato que irá firmar ao aderir a este serviço. Falando de "adesão", naturalmente que não pagamos nada, nem por aderir nem por receber correio. Afinal, também não pagamos ao carteiro e ele tem de se deslocar a nossa casa. Quem paga são os remetentes, e neste caso parece que o custo será inferior ao de um selo normal. Vamos então aderir...
- Nada mais simples, comece com um dique em "Particulares" (ou "Empresas", como referido atrás) e depois tem, à esquerda, um link para "Active já". Clique neste link...
- Ao faze-lo irá entrar numa página segura onde deverá preencher um formulário.
- Preencha todos os restantes dados, que incluem os seus dados pessoais, nome, morada, localidade, código postal, número do Bilhete de Identidade e um endereçode e-mail válido, a sua actual conta de correio electrónico (poderá mais tarde activar o reencaminhamento da "correspondência" para o seu e-mail normal).
- Terminado o preenchimento de todos os dados obrigatórios clique em ''Continuar" e finalize a sua adesão. Não receberá já os dados de acesso (chave de activação e um código de utilizador), esses ser-lhe-ão entregues por correio "pedestre", depois de validada a sua informação.
Recebida esta chave de activação, "deverá voltar ao site e seguir as indicações", tal como informado nesta página Web.
Nota final:
Tome atenção, a adesão a este serviço não pode ser encarada com a mesma superficialidade com que criamos uma nova conta de correio electrónico.
Trata-se de uma "identificação oficial", deve inteirar-se "com olhos de ver" do compromisso que vai assumir: pondere os "contras", começando pelo facto da sua correspondência ficar armazenada (pelos menos por 7 anos) num sistema informático, com os inerentes riscos de privacidade, passando depois pela natural utilização deste serviço (agora ou mais tarde) pelas entidades oficiais, desde o fisco à Polícia/Tribunais, que o passarão a "notificar electronicamente" (o fim da desculpa "não estou em casa"), etc.
Mas por outro lado pondere também as "vantagens": já pensou quão cómodo será vir a receber correio oficial, as facturas da água, luz e telefone ou todos os contactos com empresas de seu relacionamento, com a mesma simplicidade com que agora recebe uma mensagem de correio electrónico? Em qualquer local com um simples acesso à Internet? E, o fim da acumulação de papel, a facilidade de passar as facturas para o seu computador, e formato "csv" para tratamento numa folha de cálculo, etc. Afinal, trata-se de um serviço inovador, é natural que desperte receios, mas também trará muitas vantagens. Afinal, já foi criada uma caixa para cada cidadão, cedo ou tarde, relutantes ou não, teremos de "aceitar" a nossa!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário