26 junho 2006

Google Earth - Planeta Terreste

O Serviço "Google Earth" é conhecido por todos, de nome, mas muitos cibernautas ainda não o utilizaram. E é pena, pois este serviço permite-nos viajar por todo o planeta terreste através de excelentes imagens de satélite. Podemos conhecer Lisboa, sobrevoar Minde, dar um salto até à Torre Eiffel em Paris, o Grand Canyon na América, etc, etc... até onde a imaginação nos levar.
Para que possamos desfrutar de tudo isto só temos de aceder ao Google Earth em http://earth.google.com e proceder ao download (Get Google Earth - Free Version) para o nosso computador de um pequeno programa (11MB), e seguir as instruções. É fácil e seguro. Convém ter uma ligação à internet tipo ADSL.



Logo que o instalamos e executamos pela primeira vez damos início a uma viagem que iremos repetir durante dias, semanas, meses... É fascinante como o mundo fica à distância de um click.

Algumas Dicas:
- No campo "Fly to" podemos escrever o nome da cidade ou país que desejamos ver, por exemplo "Lisbon". Logo que fazemos o click no botão de pesquisa vemos a Terra a mover-se a aproximar-se de "Portugal", depois "Lisboa", e a imagem de alta definição que quase podemos ver o leão da estátua do Marquês de Pombal.
- Utilizando o deslocamento de "zoom" podemos aproximar ou distanciar, mover a imagem para o local que nós queremos, rodar, inclinar o plano, ver as ruas e até marcar locais com anotações.
- Para planear uma viagem, podemos ver todo o percurso, estradas, locais com links para a net, etc.
- Por fim, uma dica "obrigatória". Carregue na tecla "F10", ou abra o menu "View" e seleccione "play Tour"... Será levado numa viagem à volta da Terra, visitando os pontos mais importantes ou interessantes dos vários continentes.
Soberbo !!! Instale já agora o Google Earth e ficará fascinado com o que se pode fazer na internet.

20 junho 2006

Picasa - Software de Imagens

Você precisa de um bom programa que o ajude a organizar, visualizar e editar as suas imagens ?
Não Procure mais. O Google oferece-lhe gratuitamente este excelente programa na língua de Camões.

O Picasa é um software que o ajuda a encontrar, editar e compartilhar instantaneamente todas as imagens no PC. Sempre que você abre o Picasa, ele localiza automaticamente todas as imagens (inclusive aquelas que você nem lembrava mais) e classifica-as em álbuns visuais organizados por data com nomes de pastas facilmente reconhecidos. Arraste e solte imagens para organizar os álbuns e defina marcadores para criar novos grupos. O Picasa garante que as imagens estarão sempre organizadas.

Para saber tudo (em português) sobre o programa e fazer o respectivo download para o seu computador faça click no link:
http://picasa.google.com/intl/pt-BR/index.html

18 junho 2006

E-Mail - Dicas Simples

Enviar imagens ou outros ficheiros numa mensagem
Uma mensagem pode incluir imagens e outros tipos de ficheiros. Se pretender enviar uma imagem tem dois tipos de opções.
- Quando estiver e escrever uma mensagem, faça clique no menu «Inserir» e seleccione «Imagem». Escolha a imagem no seu disco, clique em «Ok» e a imagem será inserida no corpo da mensagem.
- Poderá optar por clicar em «Inserir», escolher «Ficheiro anexo», e depois de escolher a imagem no seu disco, a mesma será anexada ao documento.
Este será também o procedimento para enviar qualquer outro tipo de ficheiro. Tenha em atenção à dimensão do ficheiro a enviar, e se este fôr muito grande é aconselhável que proceda primeiro à sua compactação.

Proteger o correio de outros utilizadores
Qualquer pessoa que utilize o nosso computador poderá ver todas as mensagens que recebemos, bastando abrir o programa que utilizamos para gerir o correio electrónico.
No Outlook Express podemos proteger todas as n/ mensagens com a utilização de uma palavra-passe.
- Abra o menu «Ficheiro», seleccione «Identidades» e «Gerir Identidades»... Se ainda não criou quaisquer identidades (o que poderá fazer para individualizar as mensagens de cada membro da família) a única identidade que verá é a principal. Seleccione-a (ou mantenha-a seleccionada) e faça um clique sobre o botão «Propriedades».
- Na nova janela seleccione a opção «Pedir uma palavra-passe». Defina a palavra-passe com a qual deseja proteger a privacidade das suas mensagens e feche confirmando todos os quadros.
A partir desse momento quando alguém (ou você próprio) tentar abrir o Outlook deparar-se-á com um quadro que lhe pede a respectiva palavra-passe. Assunto resolvido...

Criar regras para mensagens

Uma das melhores formas de combater o "spam" (publicidade indesejada) é ignorá-lo. Pode criar uma regra para que essas mensagens sejam apagadas automaticamente. Também podem ser criadas regras para que as mensagens não fiquem todas misturadas e sejam separadas, logo na recepção, por pastas específicas. Primeiro terá que criar as pastas que entender (ex: amigos, trabalho, humor, etc). Para tal, clique sobre a pasta «A receber» com o botão direito do rato e escolha «Nova Pasta».
Para criar regras no Outlook :
- Seleccione uma mensagem de um remetente, para o qual deseja criar uma regra, aceda ao menu «Mensagem» e clique sobre «Criar regra a partir da mensagem».
- O quadro que se abre já memorizou o remetente da mensagem e basta defenir em baixo o que deseja fazer quando uma mensagem daquele remetente chega. Pode optar por mover, apagar, reencaminhar, etc. Se optar mover, clique em pasta especificada e seleccione a pasta que entender. Pode ainda dar um nome à regra. É simples, e das próximas vezes que receber uma mensagem desse remetente, o programa faz todo o trabalho por si. Pode criar tantas regras quanto entender.

Enviar e-mails sem denunciar destinatários
Quando se pretende enviar uma mensagem de e-mail para vários destinatários, não é de "bom tom" escrever todos os endereços no campo «Para». Ao fazê-lo está a divulgar todos os endereços, dos quais se podem apoderar os "robts dos spmammers". Qualquer programa de correio electrónico possui um campo no qual pode escrever uma lista de endereços sem que cada destinatário veja o endereço dos outros : o campo «Bcc». No Outlook Express terá de tornar visível este campo : Ao criar a nova mensagem aceda ao menu «Ver» e clique sobre «Todos os cabeçalhos».

Como e Onde criar um Blog

Os Blogs estão com um crecendo de utilização muito grande. São mais fáceis de criar e utilizar que os sites comuns, e funcionam como uma espécie de diários digitais, onde podemos inserir textos, fotos, filmes e clips de som.
Não necessitam de quaisquer conhecimentos de programação, e todo o seu processo de inserção de conteúdos é automático. Podem ser utilizados para os mais diversos fins, e a sua criação é muito fácil. Em cinco minutos e três passos tem um blog a funcionar. Basta fazer um registo (criar uma conta), escolher um nome e defenir qual o template (modelo) que quer utilizar. Depois é só começar a inserir conteúdos. Convém ser actualizado regularmente, e esta é a parte mais difícel para os preguiçosos.

Em português, pode criar o seu blog no Sapo : http://blogs-beta.sapo.pt ,
ou optar pelo serviço internacional do Blogger, igualmente gratuito e na lingua de Camões, muito popular e com mais "ferramentas" de personalização : http://www.blogger.com.
Este é o serviço que nós utilizamos e o meu preferido.
A Microsoft também disponibiliza um serviço idêntico em: http://spaces.msn.com

Se pretender criar um blog com um tema específico e desejar integrar a Ring Blogs do MINDE.EU, defina o seu projecto, e contacte-nos : pm@minde.eu

Truques e Dicas para Totós... e não só!



Este será o novo blog que irá integrar a Ring Blogs do MINDE.EU.
Com o sub-título de Truques e Dicas para Totós, destina-se a oferecer pequenos conselhos na área da informática.
Não tem qualquer pretenciosismo nem suporte profissional, mas esperamos que possa vir a ser útil aqueles utilizadores que estão a dar os primeiros passos na utilização dos computadores e da internet.
Para os leigos, a utilização das novas tecnologias parecem complicadas, destinando-se este blog a desmitificar a aparente complexidade da infomática.
Alguns conselhos, pequenos truques, links e indicações de software gratuito serão o conteúdo básico que pretendemos incluir neste blog.
Esperamos vir a ser úteis, e gostarímos do contar com a colaboração dos mais entendidos.
Vamos com calma. O futuro ditará o nosso rumo.