22 julho 2006

ViaCTT - O Correio do Futuro

Os CTT, no cumprimento do "Plano Tecnológico", lançaram um inovador serviço de correio, cujo principal objectivo parece ser um passo "largo" para a "extinção" da profissão "carteiro": o princípio do fim do correio tradicional entregue de porta-a-porta.
Não se trata de nenhuma "conta de e-mail", trata-se de uma verdadeira "caixa de correio", mas correio em forma­to electrónico (documentos), a que acedemos com uma "chave", e naturalmente que se trata de uma "chave elec­trónica", ou "código de acesso".
Em suma, não se pense que é algo do género do "GMail", uma "conta de correio electrónico para toda a vida", pois não podemos dar a nossa conta do "ViaCTT" aos amigos (por enquanto, e segundo sabemos), já que só nos poderão enviar correio por esta forma as empre­sas que aceitarmos (ou façam parte do "grupo" dos CTT).
Enfim, o melhor é começar por aceder à respectiva pá­gina na Web:
http://www.viactt.pt/
Antes de mais, é aconselhável (vivamente aconselhá­vel) que leia todas as páginas informativas, fazendo um clique em "Particulares" (ou "Empresas", sendo o caso). Leia também os "Termos e Condições", fazendo um cli­que no link do canto inferior direito da página principal, pois aqui tem todos os termos do contrato que irá firmar ao aderir a este serviço. Falando de "adesão", naturalmente que não pagamos nada, nem por aderir nem por receber correio. Afinal, também não pagamos ao car­teiro e ele tem de se deslocar a nossa casa. Quem paga são os remetentes, e neste caso parece que o custo será inferi­or ao de um selo normal. Vamos então aderir...
- Nada mais simples, come­ce com um dique em "Particu­lares" (ou "Empresas", como referido atrás) e depois tem, à esquerda, um link para "Active já". Clique neste link...
- Ao faze-lo irá entrar numa página segura onde deverá preencher um formulário.
- Preencha todos os restantes dados, que incluem os seus dados pessoais, nome, morada, localidade, código postal, número do Bilhete de Identidade e um endereçode e-mail válido, a sua actual conta de correio electrónico (poderá mais tarde activar o reencaminhamento da "cor­respondência" para o seu e-mail normal).
- Terminado o preenchimento de todos os dados obri­gatórios clique em ''Continuar" e finalize a sua adesão. Não receberá já os dados de acesso (chave de activação e um código de utilizador), esses ser-lhe-ão entregues por correio "pedestre", depois de validada a sua informa­ção.
Recebida esta chave de activação, "deverá voltar ao site e seguir as indicações", tal como informado nesta pági­na Web.
Nota final:
Tome atenção, a adesão a este serviço não pode ser encarada com a mesma superficialidade com que cria­mos uma nova conta de correio electrónico.
Trata-se de uma "identificação oficial", deve inteirar-se "com olhos de ver" do compromisso que vai assumir: pondere os "contras", começando pelo facto da sua cor­respondência ficar armazenada (pelos menos por 7 anos) num sistema informático, com os inerentes riscos de privacidade, passando depois pela natural utilização des­te serviço (agora ou mais tarde) pelas entidades oficiais, desde o fisco à Polícia/Tribunais, que o passarão a "noti­ficar electronicamente" (o fim da desculpa "não estou em casa"), etc.
Mas por outro lado pondere também as "van­tagens": já pensou quão cómodo será vir a receber correio oficial, as fac­turas da água, luz e telefone ou todos os contactos com empresas de seu relacio­namento, com a mesma sim­plicidade com que agora re­cebe uma mensagem de correio elec­trónico? Em qualquer local com um sim­ples acesso à Internet? E, o fim da acumula­ção de papel, a facilidade de passar as facturas para o seu computador, e formato "csv" para tratamento numa folha de cálculo, etc. Afinal, trata-se de um serviço ino­vador, é natural que desperte receios, mas também trará muitas vantagens. Afinal, já foi criada uma caixa para cada cidadão, cedo ou tarde, relutantes ou não, teremos de "aceitar" a nossa!!!

02 julho 2006

Firewall - Segurança na Net

Navegar na internet sem as devidas protecções é uma indeligência e um perigo que nos pode sair muito caro.
Existem três tipos de programas que qualquer cibernauta deve instalar no seu PC : um anti-vírus, um anti-spyware e uma firewall.

É sobre esta última que iremos falar neste artigo.
Uma Firewall é um programa que bloqueia as diversas portas do nosso computador e nos protege de "hackers" (piratas) evitando que estes tenham acesso aos conteúdos, instalando programas maliciosos que extraiam informação ou danifiquem o nosso sistema. Todo o tráfego de informação entre o seu computador e a internet terá de ser autorizado por si. Após a instalação de uma firewall, a mesma terá de ser configurada de modo a você defenir quais os programas que podem aceder á internet.
O próprio Windows já traz uma firewall, mas a mesma é muito vulnerável.
Tal como os anti-vírus, terá de ser actualizada regularmente, e existem várias soluções comerciais pagas (Norton, Symantec, Panda, etc.) dedicadas a proteger as nossas máquinas.
Mas também existem alguns programas gratuitos que fazem o mesmo serviço.
Aqui deixamos três boas soluções que poderá recolher nos respectivos sites e utilizar gratuitamente :

SunBelt / Kerio
SunBelt / Kerio
www.sunbelt-software.com/Kerio.cfm
A Kerio acabou com as borlas, mas com a marca "SunBelt" continuamos a poder instalar e utilizar a versão "Personal Firewall" da Kerio gratuitamente. A versão que recolhemos é idêntica à comercial, mas decorridos os 30 dias de experimentação passa a funcionar com uma configuração gratuita, mas limitada em relação à versão comercial, cujas diferenças estão bem divulgadas na página do site.

NetVeda Safety Net
NetVeda Safety Net
www.netveda.com/consumer/safetynet.htm
É um nome pouco conhecido, mas esta firewall tem recebido enormes elogios nos últimos tempos, sendo considerada por muitos como a melhor solução gratuita para uso pessoal.
É uma firewall completa, e, para além da protecção de dados, possui também funções de protecção de conteúdos, permitindo-nos defender os mais novos de "outros males" da internet. A experimentar ...

ZoneAlarm
ZoneAlarme
www.zonelabs.com/store/content/company/products/znalm/freeDownload2.jsp
Foi uma das primeiras soluções firewall e uma das mais populares. Com o aparecimento de outras soluções a sua populariedade diminuiu, tendo agora voltado ao topo das preferências. A "ZoneAlarme", mesmo na versão gratuita, é uma das melhores e mais fáceis soluções firewall que podemos instalar.